Mar 3, 2009

Yôga na Chapada

Reza a lenda que Shiva sistematizou o Yôga através da observação da natureza, reproduzindo com Ásanas e Mudrás a fauna e a flora ao seu redor. Nos Yôgins contemporâneos buscamos de tempos em tempos nos re-conectar (Yôga=união) com a essência da natureza primitiva, na qual processos intuitivos desencadeiam insights e percepções.


Pela nossa busca pois acreditem quem procura acha, fomos parar na deslumbrante chapada dos veadeiros um dos maiores mananciais de água e de quartzo do planeta ... o Astral é radiante.

Algumas infos sobre a chapada:

Localizado no Estado de Goiás, a 250 Km de Brasília e 500 Km de Goiânia, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pertence a uma das mais belas maravilhas encontradas no coração do Brasil.

O parque foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins com área 650.000 ha, sendo reduzida varias vezes até 65.514 ha nos dias atuais, o uso público só e permitido em 3% deste total, o restante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é reservado para fins de pesquisa e preservação.




O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, e a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto onde se localiza o ponto mais alto do planalto central com 1676 metros de altitude e as nascentes mais altas da bacia do Rio Tocantins. Por ser uma das áreas de maior biodiversidade existentes no país a região também recebeu o título de Reserva da Biosfera Goyaz.

















Durante as trilhas e posivel perceber cristais que afloram do solo entre a bela flora com variada vegetação do cerrado, composta por matas ciliares, campos cerrados, cerrados abertos típicos, como também por florestas de galeria, onde podem ser encontradas mais de 25 espécies de orquídeas. Vale lembrar que nada se retira do parque a não ser fotos.






















Fotos de Felipe Bretas & Carolline Figueiredo. 2009.