Nov 28, 2008

VEGETARIANISMO - muito além de um fenómeno POP


Uma das principais razões que leva a que as pessoas se tornem vegetarianas é o respeito pelos animais. Para muitos, a decisão de se tornarem vegetarianos prende-se com a vontade de eliminar todos os tipos de exploração e experiências sobre animais.
No Brasil, 28% das pessoas “têm procurado comer menos carne”, segundo uma pesquisa sobre hábitos alimentares feita pelo grupo Ipsos. É o segundo maior índice mundial, próximo ao canadense e maior que o britânico. Fica atrás apenas do registrado nos Estados Unidos, onde os hambúrgueres são uma das maiores fontes de doenças cardiovasculares e sentimento de culpa.
No mundo todo, a quantidade de vegetarianos famosos só faz crescer. Entre os estrangeiros, estão estrelas do cinema como Natalie Portman e Brad Pitt, músicos como Paul McCartney, Bob Dylan, Michael Jackson ou Moby e empresários como Steve Jobs. Por aqui, além de Fernanda Lima, a onda vegetariana já arrebanhou a animadora Xuxa, o modelo Paulo Zulu e o ex-piloto de Fórmula 1 Pedro Paulo Diniz. Com defensores como esses, o vegetarianismo virou definitivamente um elemento da cultura pop - sim, comida também é cultura.
Nos Estados Unidos, crianças e adolescentes aderem ao ä vegetarianismo em ritmo duas vezes mais rápido que os adultos. “Quem mais nos procura são os jovens”, diz Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira.
“A nova geração possui um sentimento difuso de que comer carne é ruim e de que ser vegetariano é, de alguma forma, ser superior”, afirma a antropóloga Gisela Black Taschner, especialista em tendências de consumo da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. O mercado já percebeu isso. A venda de produtos saudáveis cresce 15% ao ano. É o suficiente para atrair até indústrias de derivados de carne, como a Sadia e a Perdigão.
Durante séculos vista como o item mais saudável, suculento e valorizado da dieta, a carne parece ter passado do ponto. Por dois motivos. O primeiro - justificativa mais usada por quem se torna vegetariano - é a preocupação com a saúde. Os defensores do vegetarianismo afirmam que não comer carne reduz a mortalidade e a incidência de centenas de doenças .O segundo é a preocupação ética cada vez mais freqüente com a matança de animais. O senso comum diz‑nos e no fundo sabemos que os nossos amigos animais têm o mesmo tipo de sentimentos e desejos que nós e que não devemos matar nem ferir outros para os comermos.
Tornarse vegetarino e uma decisao de coragem porem sabia, se voce ainda tem duvias sobre o vegetarianismo nao exite em pesquisar, caso voce tenha uma sensibilidade mais apurada, perceba a mudanca no seu paladar, em sua digestao, em seu odor, na sua pela e inclusive em sua vida sexual.

Veja o Video abaixo e comprove como se tornando vegetariano os animais passam a olhar voce nao mais como uma ameaça (pois acredite, eles podem sentir pelo seu cheiro, se voce como ou nao cadaveres de outros bichos) e sim como companheiros, que nunca o fariam mal.


Seja vegetariano, tenha sua sensibilidade aflorada e colha os frutos de sua escolha.